Seja assertivo em suas atitudes




Ser assertivo é ser ativo, direto. É transmitir uma impressão de auto respeito e respeito pelo outro. É saber dizer “SIM” e “NÃO” na hora certa. Ser assertivo é, além de tudo, saber o que quer e aonde quer chegar.

Para nos tornarmos pessoas mais assertivas, é necessário fortalecermos alguns comportamentos e atitudes. Pensando nisso, sintetizamos aqui algumas bases do comportamento assertivo que requerem nossa atenção e que podem ser úteis no seu dia a dia.
- AUTO-ESTIMA: como você se sente neste aspecto? O primeiro passo para elevar a auto-estima é a reflexão, a partir do momento em que você aceita os seus comportamentos e a forma que frequentemente reage ao se comunicar, consequentemente, sua confiança se eleva e suas atitudes vão ao encontro dos seus objetivos.

- DETERMINAÇÃO: outro importante passo para desenvolver a assertividade é ter foco e clareza sobre aonde se quer chegar. A partir de uma postura proativa na tomada de decisões, minimizamos as barreiras de comunicação e, mesmo naquelas situações em que não temos a total razão, conseguimos o respeito de nosso interlocutor.

- EMPATIA: coloque-se no lugar do outro mentalmente e perceba o que seu interlocutor está sentindo numa determinada situação. Essa é uma das premissas para alcançar o rapport com o seu ouvinte.

- AUTO-CONTROLE: sem perder o controle das situações, use a racionalidade para gerenciar as emoções.

- ACEITAÇÃO À FRUSTRAÇÃO: aceite o erro e aprenda com o mesmo. Não podemos só ouvir “sim”, pois existem os “nãos” que são pertinentes e favoráveis ao nosso amadurecimento.

- SOCIABILIDADE: goste de estar com pessoas, preocupe-se com o bem-estar do outro assim como o seu próprio.
Ter uma atitude assertiva é, acima de tudo, estar pronto para o novo, usando a razão ou controlando a emoção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário